Espalhar a cultura do chocolate de verdade é a nossa razão de existir.

O nosso processo é clássico, alia máquinas simples à boa e velha manufatura. Tudo é feito à baixa temperatura, baixa velocidade, sem nenhum tipo de química, nem bruxarias modernas. Apenas a experiência do nosso chocolateiro.

O resultado de tanto esmero, são tabletes de puro chocolate, com uma carga enorme de nutrientes e boas vibrações.

Nosso sonho é democratizar o melhor do cacau e do chocolate brasileiro, genuíno e natural.

A QUETZAL foi fundada na crença de que um pequeno gesto, como colher um fruto de cacau ou selecionar as amêndoas manualmente, é um ato importante e que todo indivíduo tem algo significativo para contribuir com o bem maior.

A QUETZAL é uma empresa que produz chocolate vegano, sem conservantes ou qualquer aditivo químico. Consideramos o cacau um fruto sagrado e o tratamos da melhor forma possível para que ele chegue até o cliente com as propriedades benéficas que todos merecem usufruir de um bom chocolate. Para isso, o nosso processo é clássico, onde tudo é feito a baixa temperatura, baixa velocidade, sem nenhum ingrediente artificial, apenas o carinho e dedicação da nossa equipe.

O nosso sonho é alcançar o maior número de pessoas pelo mundo e conscientizar o público sobre como é feito um verdadeiro chocolate, como ele pode fazer bem a saúde e à alma.

Por acreditarmos que pequenas atitudes impactam positivamente no mundo, nós apoiamos a agricultura familiar e orgânica, bem como o comércio justo. Queremos proporcionar bem-estar para toda a cadeia produtiva, desde o meio-ambiente até o consumidor final. Somos uma empresa ética e transparente, que entrega para você um chocolate saudável, natural e muito, mas muito saboroso!

Queremos crescer e desvendar as maravilhas da alimentação natural junto com vocês.

Acreditamos que todo o ser humano deve ter acesso a um chocolate de verdade, puro e saboroso. Criamos nosso processo de produção em torno deste objetivo: entregar um alimento para o mundo e o conscientizar para recebê-lo.

Tudo começou em 1996 na cozinha do nosso chocolateiro, Emerson Gama. Apaixonado por chocolate e mitologia, uniu as duas paixões em uma coisa só, trazendo consigo o respeito no manuseio do alimento dos deuses e o resgate da forma tradicional de fazer chocolate.

Em 2010, Emerson fundou a Quetzal, nome inspirado no mito asteca do cacau. Ao longo dos 6 primeiros anos de empresa, manteve a produção na cozinha da sua casa, vendendo em feiras e pequenas lojas de produtos naturais. Com o crescimento natural e orgânico da marca, em 2016, inauguramos uma fábrica enxuta e honesta no Rio de Janeiro, com o objetivo de espalhar e democratizar o chocolate de verdade.

Atualmente, na nossa fábrica, trabalhamos em família e entre amigos, assim como era lá na cozinha do Emerson, em 1996, porém com uma escala de produção maior para atender um mercado cada dia mais consciente.

Do grão ao tablete final, o processo leva 36 dias.

Dessa forma, garantimos que você receberá um produto de qualidade e muito saboroso em suas mãos.

O processo manual permite que seja feito um chocolate sem emulsificantes,

já que chocolate puro não flui em tubos

Usamos na fabricação do nosso chocolate um moinho clássico de granito rosa original dos anos 5O. Ele pode levar até 96 horas para fazer o trabalho que outro moinho moderno faria em até 6 horas, mas a tradição e o processo são indispensáveis para a fabricação do nosso chocolate, que é verdadeiramente único. O resultado do processo é percebido no sabor e aroma.

BENEFÍCIOS À SAUDE
AO SABOREAR QUETZAL

. é de verdade:
Processamos nosso cacau em moinho de pedra e à baixa temperatura, incluindo uma torra bem leve, de forma a preservar todos os ingredientes do fruto sagrado. O que faz do nosso chocolate um alimento cheio de fibras, minerais e antioxidantes. É puro, livre de açúcar branco, leite, aditivos químicos, conservantes e lecitina de soja. Utilizamos apenas cacau e açúcar demerara orgânico ou de coco!
.proporciona felicidade e bem estar
Por ser um chocolate puro, libera endorfina, dopamina e serotonina!
É comprovado cientificamente que o consumo de chocolate (de verdade e quanto mais puro melhor), libera endorfina, dopamina e serotonina, que são os hormônios da felicidade e bem estar.

. é saboroso:
Deixe um pequeno pedaço de chocolate Quetzal derreter em sua boca e sinta toda a ancestralidade do puro cacau inundar seu corpo e alma.
. feito com amor:
Do grão ao tablete, cada passo do processo leva uma pitada de amor! Selecionamos manualmente as sementes, e cuidamos de todo o processo com muito carinho e cuidado, para que você tenha um produto cheio de saúde e energia.
. é vegano:
0% de lactose no seu chocolate. O leite reduz a absorção dos nutrientes do cacau pelo organismo e além disso os animais agradecem. Então, intolerantes a lactose e lactase, sejam bem vindos! . proporciona felicidade e bem estar Por ser um chocolate puro, libera endorfina, dopamina e serotonina! É comprovado cientificamente que o consumo de chocolate (de verdade e quanto mais puro melhor), libera endorfina, dopamina e serotonina, que são os hormônios da felicidade e bem estar.

SOBRE
OS BENEFÍCIOS
DO
CACAU

Repleto de antioxidantes, minerais e nutrientes poderosos, o cacau é um superalimento que foi originalmente descoberto por uma antiga civilização no México. Desde então, tornou-se um alimento importante em todo o mundo. Quando um chocolate é produzido a baixa temperatura, sem leite, açúcar branco e conservantes, ele fornece benefícios ao seu corpo. Descubra!


. Fonte alimentar natural muito rica em antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças ao eliminar os radicais livres do organismo;
. Rico em polifenóis e flavonóides, responsáveis pela luta contra o envelhecimento celular;
. O consumo regular do cacau ajuda a baixar a pressão sanguínea;
. Fonte de neurotransmissores, por conter triptofano, aminoácido regulador da síntese de serotonina e feniletilamina (PEA), hormônios que melhoram o humor, reduzem a ansiedade e o apetite, relaxam o sistema nervoso, e, como à noite se convertem em melatonina, melhoram o sono;
. Desta forma, além de ser um ansiolítico natural (afeta áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o estado de alerta, relaxando os músculos), é um alimento que proporciona felicidade, bem-estar, relaxamento, satisfação e um sentimento de otimismo, sendo, também, um antidepressivo natural;
. Fonte de vitaminas A, B1, C, D, E;
. Estimulante psíquico, estimula as funções vitais em geral, elevando a energia do corpo, além de estimulante mental.
.É um ativador cerebral e preventivo de doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer;
. Rico em minerais: ferro, cobre, zinco, potássio, fósforo, mas sobretudo magnésio, uma das melhores fontes alimentares conhecidas, que desempenha um papel importante em nosso corpo, especialmente no equilíbrio nervoso (luta contra o excesso de trabalho, stress, fadiga);
. Contém grande variedade de ácidos graxos (lipídios) e ácidos graxos saturados (palmítico e esteárico), contribuindo para a redução do colesterol;
. É afrodisíaco e vitalizante.

Claro que tudo depende da forma e quantidade que é consumido! Por isso, procure um nutricionista para regular a sua dieta.

SOMOS
Essencialmente responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do planeta.

O cultivo do cacau é uma grande fonte de preservação das florestas, uma vez que o cacau gosta de sombreamento, sendo cultivado em consórcio com outras culturas como banana, seringa e palmito. O cultivo sem agrotóxicos preserva as florestas, os rios, bem como a saúde dos animais, dos trabalhadores e do consumidor final. Trabalhamos somente com fazendas adeptas ao princípio do comércio justo, que possibilita maior qualidade de vida ao trabalhador, e ajuda também a movimentar a economia local de forma sustentável.

Nossos produtos possuem as certificações UTZ Certified e Rainforest Alliance, e o selo Orgânicos Brasil em processo final de certificação, que garantem o comércio justo e boas práticas com o meio ambiente e com a comunidade.

Nossa produção não tem descarte de matéria prima, pois até a casca do cacau vira uma infusão deliciosa.

Para além da produção, a cada ano escolhemos uma causa para apoiar. Essa causa quase sempre está relacionada com o meio ambiente e de alguma forma nos ajuda a salvar um pouquinho do nosso bem maior.

Em 2018 desenvolvemos uma embalagem especial com 2 tabletes para presente em parceria com o Instituto Coral Vivo! 20% das vendas dos tabletes serão re- vertidas para o Instituto, que tem como princípio cuidar dos nossos lindos recifes de corais fazendo campanhas de conscientização e estudos científicos em toda a costa brasileira <3

Mantermos as nossas praias limpas é fundamental para o equilíbrio dos corais – e do nosso ecossistema como um todo.

Desejamos conseguir apoiar mais e mais causas a cada ano e adoraríamos contar com vocês nessa jornada.

Estamos sempre melhorando para ajudar nosso lindo planeta, que nos fornece um cacau dos deuses.

 

Qualquer dúvida ou sugestão será sempre bem vinda 🙂

Quanto à nossa embalagem:
1. se a caixinha não virar um objeto de decoração, ela é reciclável (se descartada corretamente).
2. O celofane que envolve o tablete é um polímero biodegradável!
3. E o alumínio serve para manter o chocolate em perfeito estado até chegar a você.

Estamos sempre melhorando para ajudar nosso lindo planeta, que nos fornece um cacao dos deuses! Qualquer dúvida ou sugestão será sempre bem-vinda.

Manual de cuidados

A temperatura e o não contato com a umidade são muito importantes para manter a maciez e o sabor original do chocolate, portanto, procure manter o seu tablete preferencialmente entre 15oC e 28oC e em local seco.

Entenda as consequências das variações de temperatura e umidade no seu tablete:

SUGAR BLOOM | As causas são diversas, mas todas estão ligadas à umidade. Quando ex- posto à condensação o açúcar se dissolve da superfície e quando a água evapora o tablete ca com um aspecto esbranquiçado. Evitar o contato entre o chocolate e a umidade é essencial para manter a qualidade do produto.

FAT BLOOM | É um fenômeno natural que deixa o chocolate esbranquiçado. Isso ocorre quando o produto não foi guardado em condições perfeitas de armazenamento e ca exposto a uma alta variação de temperatura, que fazem a gordura do chocolate a orar para a superfície do tablete. O fat bloom não altera o sabor do chocolate.

Para evitar estes efeitos, siga estas sugestões:

  • Armazene em local fresco, seco e limpo. Se for armazenar por mais tempo, mantenha o ambiente limpo e na temperatura ideal, para evitar que “intrusos” se aproveitem e se criem dentro do seu lindo tablete. 

  • Lembre-se que o chocolate é HIGROSCÓPICO. Isso significa que ele absorve a umidade presente no ar, então evite deixá-lo em locais muito úmidos para preservar ao máximo as características do tablete. 
Atenção no descarte! A cadeia de consciência começa na escolha da melhor alimentação e vai até o descarte do lixo. 

  • Descarte a embalagem de papel no lixo reciclável e o polímero (celofane) transparente no lixo orgânico, pois ele é biodegradável.

Nossas Embalagens

Nossas embalagens são muito especiais. É onde conseguimos captar o primeiro olhar do cliente, gerar a primeira impressão de quem somos para o mundo e contar um pouco nossas histórias através dessas janelas.

Para além do visual, acreditamos que toda pequena atitude faz a diferença e pensamos no material que cause o menor impacto negativo ambiental possível e que, ainda assim, preserve o chocolate.

Por isso utilizamos na embalagem:

  • Capa: papel 

  • Saquinho: celulose, polímero biodegradável. Serve para bloquear a umidade. Não é plástico! 


Alumínio (envolto no chocolate): essencial para proteger do calor. O alumínio, se mantido limpo e inteiro, pode ser descartado no lixo reciclável. É considerado um material 100% reciclável, pois não se degrada no processo de reciclagem. 
Entre as vantagens da reciclagem do alumínio, estão:
Capacidade de ser reciclado in tas vezes sem perder suas propriedades; 
A reciclagem de 1 kg de alumínio consome apenas 5% da energia necessária para a produção de 1 kg de alumínio; 
A cada tonelada de alumínio reciclado, nove toneladas de CO2 são poupadas (cada tonelada de CO2 equivale a dirigir 4800 km); 
A cada tonelada de alumínio reciclado, cinco toneladas de bauxita são preservadas.

Daniel Gnattali

Nosso trabalho é construído sobre o conceito de ser verdadeiro e original. Por isso, toda a nossa identidade visual é especialmente assinada pelo artista visual Daniel Gnattali.

INSTAGRAM #quetzalchocolatedeorigem

onde encontrar

políticas

trabalhe aqui

a fábrica

Cadastre-se!
Fique por dentro do que rola aqui e ganhe 20% de desconto na primeira compra 😉

[gravityform id=”1″ title=”false” description=”false”]